LateralÓperaProgramaçãoSão Paulo

As rainhas Tudor, de Donizetti, por Maria Pia Piscitelli

Concerto lírico, com Coro e Orquestra Sinfônica de Santo André

O soprano italiano Maria Pia Piscitelli dará concerto no Theatro São Pedro – SP, no dia 25 de agosto. A apresentação será dedicada às cenas finais da chamada “Trilogia Tudor” de Donizetti, composta pelas óperas “Anna Bolena”, “Maria Stuarda” e “Roberto Devereux”.

Uma das maiores cantoras líricas da Itália na atualidade, Maria Pia Piscitelli ganhou, em 1998, o concorrido concurso Aslico de Milão, que a levou a debutar no Teatro Olímpico de Vincenza como protagonista da ópera “La Calisto”, de Francesco Cavalli. Foi, em seguida, finalista do Concurso Maria Callas, na Grécia, e vencedora do Concurso Rossini, na Alemanha.

Fez apresentações nas principais casas de ópera do seu país natal e em teatros da Alemanha, França, Holanda, Espanha, Chile, Argentina, Peru, Japão e China. Piscitelli tem em seu currículo um vasto repertório dos principais papéis do bel canto incluindo papéis em óperas de, Cherubini, Bellini e Donizetti até óperas mais complexas de Verdi, Puccini e Leoncavallo. Piscitelli, vem de apresentações recentes, este ano, na Casa de Ópera de Zurique, na Suíça, onde atuou em “A Força do Destino”, e no papel-título de “Tosca”, na Casa de Ópera de Copenhagen, na Dinamarca.

Domenico Gaetano Maria Donizetti nasceu na cidade de Bérgamo, na Itália. O seu primeiro grande sucesso foi com a ópera “Esule di Roma”, estreada em 1828, em Napoles. Donizetti era um compositor prolífico. Sua fama ultrapassou as fronteiras da Itália com o seu primeiro grande sucesso internacional, “Anna Bolena” (1830), que ao lado de “Maria Stuarda” (1835) e “Roberto Devereux” (1837), faz parte do grupo de óperas de Donizetti sobre o período Tudor na história inglesa.

 

.

 

PROGRAMA

Cenas finais das óperas “Anna Bolena”, “Maria Stuarda” e “Roberto Devereux” de Donizetti.
Orquestra Sinfônica de Santo André
Direção geral e artística de Paulo Abrão Ésper
Direção musical de Abel Rocha
Concerto lírico com o soprano Maria Pia Piscitelli
Apresentação da Cia Ópera São Paulo

 

SERVIÇO

 

As rainhas Tudor, de Donizetti, por Maria Pia Piscitelli

Dia 25 de agosto, domingo, às 17h

Theatro São Pedro (Rua Albuquerque Lins, 207 – Barra Funda – São Paulo – 3667 0499)

Entrada franca

 


Maria Pia Piscitelli 

Nascida em Giovinazzo (Puglia-Itália), iniciou seus estudos musicais em sua cidade natal, debutando no palco na ópera La calisto de Cavalli, em Vicenza (gravada comercialmente).

O repertório da soprano italiana vai desde o barroco, bel canto e o verismo italiano, com obras como Il matrimonio segreto, Una cosa rara, Don Giovanni, Le nozze di Figaro, La clemenza di Tito, Medea, Semiramide, Beatrice di Tenda, Roberto Devereux, Maria Stuarda, Anna Bolena, Lucrezia Borgia, Simon Boccanegra, Don Carlo, Il Trovatore, Un ballo in maschera, La forza del destino, Aída, Macbeth, Turandot, La Bohème, Tosca, Le Villi, Guglielmo Ratcliff, Falstaff, Andrea Chenier, Norma, Caterina Cornaro, Pagliacci, Viúva Alegre, Manon Lescaut.

Seu repertório ainda inclui obras de concerto como Maddalena, de Prokofiev, com a Academia Santa Cecilia de Roma, Pettite Messe solennelle e Cantate per i Barboni no Rossini Ópera Festival em Pesaro, Nona Sinfonia, de Beethoven, Réquiem de Verdi, Mahler, Schubert e Richard Strauss.

Apresenta-se nos principais teatros de ópera e salas de concerto como Teatro Alla Scala, Ópera de Viena, Ópera de Berlim, São Francisco, San Carlo de Nápoles, Palermo, La Fenice de Veneza, Catania, Cagliari, Petruzzelli de Bari, Hamburgo, Pequim, Liceu de Barcelona, Real de Madri, Ópera de Roma, Colón de Buenos Aires, Santiago do Chile, Ópera de Zurick, Dresden, Bratislava, Copenhagen, Livorno, Lucca, Pisa, Modena, Reggio Emilia, Comunale de Bologna, Tetro Argentino de La Plata entre muitos outros.

Sempre a convite da Cia Ópera São Paulo, através de seu diretor geral e artístico Paulo Abrão Ésper, apresentou-se no Theatro São Pedro em São Paulo no Ciclo Grandes Vozes e como protagonista da Norma de Bellini.

 

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.