LateralMúsica coralNotícia

Ars Nova – Coral da UFMG apresenta peça virtual

Nesta páscoa, o Ars Nova – Coral da UFMG troca os coelhos por um cordeiro. Agnus Dei – ou Cordeiro de Deus – é o título da peça que o coro apresenta virtualmente no domingo, dia 12 de abril. O vídeo estará disponível no canal Youtube do Ars Nova a partir das 12h00.

A peça remota é o resultado da reinvenção que foi necessária diante da pandemia. Mantendo sua rotina de ensaios e reuniões pela internet, o Ars Nova precisou encontrar uma nova maneira de se encontrar com o público. Assim, o maestro Lincoln Andrade coordenou gravações individuais de vinte e dois cantores e um pianista, cada um em sua casa. Igor Leandro, técnico de gravação e aluno de regência na UFMG, foi o responsável por editar o material e produzir o vídeo.

Agnus Dei é uma obra de Emily Doll, compositora e arranjadora dos Estados Unidos. A peça foi escrita em 2013 e faz parte da Divine Mercy Mass (Missa da Divina Misericórdia). Já apresentada pelo Ars Nova no concerto Mulheres Compositoras, que foi realizado nos dias 11 e 12 de março sob a regência da maestrina Riane Menezes, a música é um clamor pela paz e pela piedade divina.

Segundo Lincoln Andrade, “foram muitas horas dedicadas a gravar, ouvir e editar, várias vezes, cada trecho que compõe a peça. Com muito trabalho, mas também com a consciência de que, neste momento, esse trabalho pode e deve ser feito em casa, queremos contribuir e continuar oferecendo a suavidade e a emoção da música ao público”. A apresentação é a primeira atividade de uma agenda diversa, pensada para aproximar os corações de todos, ainda que em distanciamento físico.

 

Nota do Ars Nova à Comunidade sobre o Covid-19

Diante do cenário mundial da pandemia do coronavírus (Covid-19), o Ars Nova – Coral da UFMG adota um formato de funcionamento remoto, suspendendo concertos e demais atividades presenciais. A medida para conter a transmissão do vírus segue as orientações da Reitoria da UFMG, da Organização Mundial de Saúde e dos governos do estado e do município.

O Ars Nova continua realizando ensaios e reuniões em sua frequência habitual, em plataformas online, e permanece atendendo ao público e à imprensa em seus canais de comunicação.

O coro prepara, ainda, outros formatos para realização de atividades públicas, como entrevistas ao vivo e apresentações musicais inteiramente remotas – e convida toda a comunidade para acompanhar suas redes sociais e não perder as novidades que estão por vir.

O Ars Nova está presente no Instagram (@arsnovacoraldaufmg), no Facebook (Ars Nova Coral da UFMG ou @arsnovacoraldaumg) e no site musica.ufmg.br/coralarsnova. A equipe administrativa também pode ser contactada pelos e-mails arsnovacomunica@gmail.com (Assessoria de Comunicação), arsnovaprodutor@gmail.com (Produção Cultural) e arsnovaufmg@gmail.com (Administração Institucional).

 

Ars Nova

Em 2019, o Ars Nova-Coral da UFMG completou 60 anos de existência, tendo consolidado-se como referência na área de canto coral no Brasil e no exterior. Desde sua fundação, conquistou inúmeros prêmios e condecorações em importantes festivais nacionais e internacionais e realizou mais de 1500 apresentações no Brasil e em outros 17 países. Atualmente, sob direção artística do maestro Lincoln Andrade, o grupo tem se apresentado em Belo Horizonte e outras cidades de Minas e do Brasil, além de realizar estreias brasileiras de diversas obras contemporâneas.

 

Lincoln Andrade

É natural de Leopoldina-MG, mas foi em Brasília que começou seus estudos em música e iniciou sua carreira como professor e maestro. Possui doutorado em Regência pela University of Kansas (EUA), mestrado em Regência pela University of Wyoming (EUA), e é licenciado em Música pela Universidade de Brasília. Foi professor e diretor do Centro de Educação Profissional/Escola de Música de Brasília e professor assistente premiado na University of Wyoming, na University of Kansas e na Indiana State University (EUA).

Atuou como diretor musical do grupo Invoquei o Vocal e regente titular do Madrigal de Brasília. Foi regente assistente do Coro Jovem Comunitário de Kansas City e maestro do Coro Lírico do Teatro Nacional Cláudio Santoro, além de maestro titular do Coral Brasília e do Coral Lírico de Minas Gerais. Recebeu premiações no Festival Internacional de Coros em Atenas (Grécia), em 1994 e 2004. Atualmente, é professor de regência na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), coordenador e regente do Ars Nova-Coral da UFMG.

 


SERVIÇO

 

Ars Nova – Cordeiro da Paz – Agnus Dei em Coro Virtual

Dia 12 de abril, domingo, às 12h

youtube.com/c/ArsNovaCoraldaUFMG

 

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.