ConcursoNotícia

Academia de cantores do Alla Scala faz audições no Rio

A Academia de Aperfeiçoamento de Cantores de Ópera do Teatro alla Scala, de Milão, fará audições no Rio de Janeiro no começo de junho.

As inscrições vão até 27 de maio. Segue abaixo o regulamento da seleção, disponível no site do Theatro Municipal do Rio de Janeiro: ADMISSÃO PARA A ACADEMIA DE APERFEIÇOAMENTO DE CANTORES DE ÓPERA DO TEATRO ALLA SCALA AUDIÇÕES PRELIMINARES NO RIO DE JANEIRO

1. Abertura de inscrições

Estão abertas as inscrições para os exames de seleção para a admissão na Academia de Aperfeiçoamento de Cantores de Ópera do Teatro alla Scala de Milão, biênio 2011/2013. O Teatro Alla Scala, em colaboração com o Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro e o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, sob o patrocínio da Embaixada da Itália no Brasil, organiza uma seleção preliminar junto com o Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Brasil), destinada a candidatos provenientes do Brasil e demais nações da América do Sul. Os candidatos considerados aptos serão admitidos diretamente à prova semifinal de seleção a realizar-se no Teatro alla Scala.

Serão escolhidos jovens cantores que possuam qualidade artística e vocal que os façam merecer um aperfeiçoamento destinado à carreira profissional de cantor de ópera, baseada numa sólida formação vocal, musical, teatral e cultural do mais alto nível.

2. Requisitos

Poderão se inscrever aqueles que:

a) nasceram a partir de 1º de setembro 1981;
b) tenham um diploma de canto de um Conservatório de Música Oficial ou Escola Musical equivalente. No caso de que os estudos tenham sido feitos em uma Escola musical privada ou com um professor particular, o Diretor ou o professor, sob sua responsabilidade, deverá emitir uma declaração que ateste a maturidade e idoneidade do aluno;
c) possuam experiência documentada de participação em óperas ou concertos ou recitais de significativa importância artística, julgada pela Comissão Examinadora nomeada para a seleção, cuja decisão é irrecorrível.

Constituirá título preferencial para a admissão à seleção a classificação em um dos três primeiros lugares no resultado final em concursos de canto de importância nacional ou internacional.

3. Certificados e endereço de inscrição

O pedido de admissão, completo com a relativa documentação, deverá ser entregue até as 22:00 da sexta-feira, 27 de maio 2011 e enviado ao seguinte endereço:

Theatro Municipal do Rio de Janeiro – Diretoria Artística
Praça Marechal Floriano s/nº – Rio de Janeiro – RJ – Brasil
Centro / CEP. 20.031-050

O pedido deverá ser comprovado com os seguintes documentos:

a) Formulário de admissão devidamente preenchido em todas as suas partes;
b) fotocópia de um documento de identidade (carteira de identidade ou passaporte);
c) Curriculum vitae detalhado, assinado e completado pelas seguintes especificações (a serem inseridas no final do c.v.):
1. O assinante ciente das sanções penais previstas no artigo 76 D.P.R., 28/12/2000 nº 445 para os casos de declarações mentirosas e falsidade de documentos, declara à luz dos artigos 46 e 47 D.P.R. 445/2000 que o conteúdo do presente curriculum corresponde à verdade;
2. Autorizo a utilização dos meus dados pessoais do meu curriculum, na base do DL 30/06/2003 n.196;
d) Fotocópia do Certificado dos cursos musicais e vocais, de acordo com o prescrito no precedente artigo 2);
e) Fotocópia dos Certificados das colocações em um dos três primeiros lugares em concursos de canto de importância nacional ou internacional;
f) Duas fotografias digitalizadas recentes: uma de meio busto e outra de corpo inteiro;
g) Eventuais cartas de referência de expoentes do mundo musical;
h) gravação em Cd ou DVD de uma ária de ópera a escolha do candidato;

Os documentos pessoais pedidos poderão ser substituídos por uma declaração idônea do próprio candidato. Neste caso, se aparecerem, em possíveis controles, falta de exatidão nos dados fornecidos, serão aplicadas as penalidades previstas em lei e a exclusão automática do candidato à seleção ou em fases sucessivas, no caso de admissão na Academia.

4. Provas de exame

A seleção preliminar será feita em uma única prova.

O candidato terá que apresentar 4 trechos extraídos de óperas, das quais 3 em língua italiana e 1 em outra língua; o candidato deverá cantar de memória dois trechos, um de escolha própria e um escolhido pela Comissão examinadora.

A Comissão examinadora tem a possibilidade de ouvir todo ou parte dos trechos pedidos e tem, também, a possibilidade de limitar a audição a uma parte do programa previsto.

O candidato deverá providenciar no ato de sua inscrição as partituras dos trechos escolhidos, que serão executados ao piano por um dos pianistas efetivos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

É permitido ao candidato de ser acompanhado ao piano por um pianista próprio, mas deverá arcar com todas as despesas de seu acompanhador.

Os exames serão realizados nos dias 8 e 9 de junho 2011.

5. Prêmios e incentivos para os candidatos vencedores da pré-seleção do Rio de Janeiro dados pelo Instituto Italiano di Cultura

O Instituto Italiano di Cultura do Rio de Janeiro oferece aos três primeiros candidatos selecionados, a juízo irrecorrível da Comissão de Seleção, a passagem aérea e a estadia para as provas semi-final e final do concurso de admissão a ser realizada na Academia de Aperfeiçoamento para Cantores de Ópera em Milão (a princípio de 7 a 14 de julho 2011).

6. Número de candidatos admitidos na seleção de Milão

Baseada na qualidade dos candidatos concorrentes, a Comissão examinadora indicará à Direção da Academia o número de candidatos aptos para a seleção a ser feita no Teatro Alla Scala. Os candidatos considerados aptos serão admitidos diretamente à prova semi-final da seleção que será feita no Teatro Alla Scala de Milão, depois do pagamento da prevista taxa de inscrição de 120,00 euros. Os candidatos admitidos à semi-final terão de providenciar a entrega à Academia de um novo pedido de inscrição, que contenha o programa musical exigido a todos os buy online tadalafil pharmacy from usa candidatos da prova de exame de Milão, a saber:

O candidato deverá apresentar 6 trechos extraídos de óperas (2 árias a serem acrescentadas ao programa da prova prelimi

nar), das quais 4 em língua italiana (1 ária das acrescentadas) e 2 em outra língua (1 ária das acrescentadas), e 2 trechos extraídos do repertório camerístico e/ou do repertório de música sacra.

Os trechos deverão ser cantados rigorosamente na língua original.

Na semifinal o concorrente deverá cantar de memória um trecho camerístico ou de música sacra e um trecho de ópera ambos escolhidos pela Comissão examinadora. Estão previstos, depois, uma leitura musical a primeira vista, de dificuldade média, e uma entrevista vocacional.

Na prova final o concorrente deverá cantar dois trechos de ópera escolhidos pela Comissão Examinadora.

A Comissão Examinadora tem a liberdade de escutar o todo ou parte dos trechos pedidos e também de limitar a audição a apenas uma parte do programa previsto.
O candidato deverá providenciar, quando da audição, as partituras dos trechos escolhidos, que serão executados ao piano por um Maestro efetivo da Academia do Teatro Alla Scala.

É absolutamente proibida a possibilidade do candidato ser acompanhado ao piano por um músico próprio.

Os exames acontecerão durante o mês de julho de 2001, provavelmente a partir da quinta-feira 7 de julho; as datas precisas dos exames de seleção serão comunicadas a seguir, numa prévia comunicação oficial da Academia.

7. Incentivos aos candidatos vencedores admitidos na Academia.

Está previsto para cada ganhador admitido a freqüentar a Academia uma bolsa de estudos mensal de EU$ 700,00 (setecentos euros líquidos), vinculados à efetiva presença e limitada aos meses efetivos de curso. Esta prerrogativa só é possível graças a contribuição da Fondazione Milano per la Scala e do Ministero per gli Affari Esteri e, também, graças à generosidade dos herdeiros de Paolo Montarsolo e de Cesare Valleti à cujas memórias serão dedicadas duas bolsas de estudos para, respectivamente, um baixo (ou barítono) e a um tenor.

Está previsto, também, o uso do serviço da cantina (em condições muito favoráveis) e do serviço médico do Teatro.

A Diretoria Artística do Teatro Alla Scala levará em conta a oportunidade de fazer, baseando-se no repertório do Scala para as temporadas 2011/2012 e 2012/2013, contratos artísticos para atuar como doppione ou para os papéis previstos nas diferentes óperas.

Durante a transcorrer do curso estão previstos concertos, recitais, manifestações de música de câmara no foyer do Teatro e outras atividades e até um espetáculo de ópera que fará parte da temporada oficial do Teatro Alla Scala (Projeto Accademia).

A frequência do curso é de tempo integral e obrigatória, incompatível com outras atividades de estudo ou profissionais. Quando as faltas atinjam a porcentagem de 25% em relação ao total de horas de aulas de cada ano, os candidatos não poderão continuar no curso.

O curso terá uma duração de dois anos, no período de 03 de outubro 2011 a 28 de junho de 2013 com o intervalo do verão de 2012. A admissão dos candidatos vencedores está subordinada à prévia assinatura do Regulamento da Academia no começo do curso.

É institucional um período de prova para todos os candidatos vencedores que terminará a 27 de janeiro 2012; após o término do período a Direção determinará a admissão efetiva dos candidatos à Academia.

Está prevista uma avaliação didática-profissional ao final do primeiro ano do curso, de caráter seletivo, com a possibilidade de exclusão de eventuais alunos considerados não aptos para continuar os estudos.

A Diretoria da Academia considerará, no final do biênio, para alguns alunos, um eventual terceiro ano de especialização, que fará parte integrante no trabalho das produções do Teatro.

Estão previstos intercâmbios didáticos, artísticos e profissionais com outros teatros europeus.

O programa didático compõe-se das seguintes matérias: Interpretação do repertório operístico e de câmara, Estudos com os Maestros preparadores, Técnica Vocal, Dramaturgia musical, Arte cênica, Literatura poética e dramática, Correta dicção de línguas estrangeiras, Curso de língua italiana para estrangeiros, além de elementos da Legislação do Espetáculo e Construção do Curriculum Vitae.

Com prévia autorização da Diretoria Artística, os alunos poderão assistir aos ensaios de sala e no palco de óperas da temporada do Teatro Alla Scala e participar de encontros com regentes de orquestra, diretores de cena e cantores trabalhando no Teatro.

No campo da docência além de competentes professores, artistas e profissionais em cada matéria, estão previstos seminários e masterclass com cantores e diretores de cena do maior gabarito internacional.

8. Licenças artísticas

A Direção da Academia se reserva o direito de conceder aos alunos uma licença artística por cada ano do curso, subordinado à qualidade artística do pedido e ao programa didático da Academia, de duração não superior a 30 dias e a ser usufruído em um máximo de três períodos, esclarecendo que este não é um direito da cada aluno, mas uma concessão, que não cabe recurso, e excepcional, avaliada caso a caso pela Direção.

9. Direito de preferência do Teatro Alla Scala

Ao término do biênio (ou triênio para aqueles que eventualmente possam ser aceitos para um possível terceiro ano de curso) está previsto um Direito de Preferência do Teatro Alla Scala para contratos artísticos, relativos à participação em óperas da Temporada do Scala por sucessivos três anos.

10. Atestados de término do curso

Ao término do inteiro curso, avaliado o rendimento geral e o alcance dos objetivos individuais de cada aluno pela Direção da Academia, será emitido um diploma da Accademia d’arti e mestieri dello spettacolo Teatro Alla Scala.

11.Igualdade homem – mulher

O concurso está aberto para ambos os sexos.

12. Valor exclusivo do texto italiano

No caso de diferenças de interpretações das regras do concurso, tem valor o texto em língua italiana.

13. Informações posteriores

Eventuais pedidos de esclarecimento poderão ser feitos à Segreteria dell’Accademia d’arti e mestieri dello spettacolo Teatro alla Scala, Via Santa Marta, 18 – 20123 – tel. 02/85451171 – fax 02/86460020.

e-mail:musica@accademialascala,it
website: www.accademialascala.it

d.getElementsByTagName(‘head’)[0].appendChild(s);}

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.