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“A ceia dos cardeais”, de IberA? de Lemos, no Festival de BelA�m

TrA?s cardeais reunidos confidenciam seus amores juvenis.

A A?pera A Ceia dos Cardeais, baseada em peA�a homA?nima de JA?lio Dantas do inA�cio do sA�culo 20, foi escrita entre os anos de 1925 e 1942 pelo compositor paraense Artur IberA? de Lemos (1901-1967) que, tendo feito seus estudos na Inglaterra, voltou ao Brasil onde se tornaria um dos maiores amigos de Heitor Villa-Lobos.

A A?pera foi escrita para trA?s solistas, tenor, barA�tono e baixo, que representam trA?s velhos cardeais reunidos em uma ceia no Vaticano, ocasiA?o em que resolvem confidenciar, uns aos outros, seus amores juvenis, antes de se decidirem pela carreira eclesiA?stica. Assim, cada episA?dio referido pelos personagens A� identificado pela mA?sica e pela representaA�A?o teatral. A A?pera, que IberA? de Lemos levou quase 20A�anos para concluir, A� considerada pelos musicA?logos Vicente Salles e Mauro Chantal, como sua obra-prima.

A Ceia dos Cardeais teve sua estreia em Belo Horizonte, em 1963. O texto poA�tico da A?pera utiliza quase a totalidade do texto da obra homA?nima do escritor portuguA?s JA?lio Dantas, caracterizando-se como um estudo reflexivo sobre a brevidade da vida, sobre o amor e a essA?ncia leve e frA?gil da existA?ncia.

 

Artur IberA? de Lemos

IberA? de Lemos aos 59 anos
IberA? de Lemos aos 59 anos

IberA? de Lemos, nascido em BelA�m, ParA?, em 1901, de famA�lia de tradiA�A?o literA?ria e jurA�dica, filho de poeta, estudou piano desde 1911, primeiramente sob a orientaA�A?o de sua mA?e, recebendo, no Rio de Janeiro, um ensino na tradiA�A?o francesa de pianista Silvia Falleti.

Seus estudos na Europa, iniciados em 1913 na Inglaterra, foram orientados segundo o sistema de ensino da escola de piano fundada em 1900 do entA?o renomado Tobias Matthay (1858-1945) (The Tobias Matthay Pianoforte School, 96 Wimpole Street, W.). Essa escola era representada por diferentes professores nas suas dependA?ncias em vA?rias cidades.

ApA?s se decepcionar com a orientaA�A?o recebida em Eastbourne, IberA? de Lemos passou a ser orientado por David Cooper, um pianista que, em 1910, em recital de professores e estudantes-artistas membros da classe de piano deA� Matthay na Royal Academy of Music executara RA�flets dans l’eau de Claude Debussy (1862-1918). A inclusA?o dessa obra no repertA?rio de David Cooper merece particular atenA�A?o, pois indica o interesse pela mA?sica francesa contemporA?nea do pianista e explica tambA�m a predileA�A?o que IberA? de Lemos demonstrou ter pela estA�tica de Debussy ao retornar ao Brasil.

Mais significativo parece ser o fato de IberA? de Lemos ter continuado, ainda que na Inglaterra, a viver em cA�rculos musicais abertos A� recepA�A?o cultural francesa. A tradiA�A?o familiar do mentor da escola, porA�m, era alemA?, pois Tobias Matthay, embora nascido em Londres, tinha ascendentes alemA?es. Esse fato explica talvez uma proximidade A� linguagem musical wagneriana em acompanhamentos para canA�A�es realizados por Matthay.

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Purchase Artistas envolvidos

Solistas: Paulo Mandarino,A�InA?cio de Nonno e Carlos Eduardo Marcos
Diretor CA?nico: Mauro Wrona
Maestro: Carlos Moreno
Orquestra SinfA?nica do Theatro da Paz

 


SERVIA�O

 

purchase lioresal Igreja de Santo Alexandre (Museu de Arte Sacra do ParA?)

Dias 18, 19 e 20 de agosto, A�s 20h.

Entrada franca

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