Notícia

Elizabeth Machado recebe homenagem da França

A superintendente  do Instituto Alfa de Cultura, Elizabeth Machado, acaba de receber o grau de Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras (Chevalier dans Ordre des Arts et des Lettres), concedido pelo Ministério da Cultura da França em reconhecimento à contribuição da programação do Teatro Alfa (referência no calendário cultural do Brasil) para a troca cultural entre os dois países.

Em seus 16 anos, a Temporada Alfa de Dança – painel representativo e contemporâneo da dança internacional e nacional – já recebeu Philippe Decouflé, Cirque Plume, Balé da Ópera de Lyon, Montalvo-Hervieu e Ballet de Marseille, entre outras companhias francesas, além de ícones da dança mundial como Sankai Juku, Pina Bausch e Akram Khan.

Para este ano na 17ª edição do evento já está confirmada a vinda do Ballet Du Grand Théâtre Genève (Suíça) para agosto e Cloud Gate Dance Theatre (Taiwan) em novembro.

Elizabeth Machado ressalta que o investimento na programação internacional da temporada de dança também beneficia os artistas brasileiros. “A vinda das companhias propicia, além da possibilidade do público conhecer as obras contemporâneas mais relevantes no cenário internacional, o contato dos bailarinos, coreógrafos e técnicos brasileiros com tais grupos, estabelecendo conexões por meio de wokshops, ampliando os horizontes profissionais.”

Criada em 1957, a Ordem das Artes e Letras – uma das principais distinções entre as quatro ordens da República da Franca – é concedida em reconhecimento a pessoas que se distinguem no desenvolvimento das artes e das letras na França e no mundo. A comenda já foi concedida a nomes como Clint Eastwood, Bob Dylan, Amália Rodrigues e T.S. Elliot, entre outros.

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.