Curso / EncontroEspírito SantoLateralNotícia

2o. Curso de Verão do Coletivo das Artes

O ano de 2020 começou intensivamente no Coletivo das Artes. O espaço de música e artes situado em Vila Velha, ES, sob a direção artística do baixo-barítono Lício Bruno e da mezzosoprano Adalgisa Rosa, programou para a semana entre os dias 27 de janeiro a 01 de fevereiro o 2º CVCA – Curso de Verão do Coletivo das Artes. Um curso intensivo com atividades para cantores líricos e populares.

“Nosso objetivo é incentivar jovens cantores e estudantes a impulsionar suas atividades iniciais deste ano de 2020. Todos aqueles que vierem de outras cidades e estados desfrutarão de um tempo de muito estudo, inovação e ainda recheado de muitas novidades”, conta Lício Bruno, que ministra o Masterclass de Canto Erudito do CVCA.

“Descomplicar o canto popular e ao mesmo tempo revelar a importância de uma voz saudável é o objetivo principal desta semana, neste curso ministrado por mim!”, diz Adalgisa Rosa. A mezzosoprano ocupa atualmente a vice-presidência do Conselho Municipal de Cultura de Vila Velha e tem muita experiência como cantora e professora. Integra também o quadro docente do bacharelado em Teatro da CAL (Casa de Artes das Laranjeiras), trabalhando a voz dos alunos daquela instituição.

Lício e Adalgisa vêm desenvolvendo ao longo dos últimos anos um trabalho que enfoca a saúde vocal e o uso adequado do aparelho fono-respiratório, com ênfase no pleno controle da respiração, no suporte vocal (técnicas de apoio) e na projeção sonora.

Neste ano, o 2º CVCA conta ainda com a participação especial de um casal de médicos, que ministrará duas palestras: o doutor Thanguy Friço falará sobre a importância da saúde física e mental para alcançar o sucesso; e a doutora Patrícia Friço abordará cuidados estéticos para profissionais cujo trabalho depende da imagem.

O 2° CVCA traz ainda mais duas oficinas abertas a todos os inscritos: uma de Prática Teatral, sob a direção do ator e coreógrafo Tadeu Kunzendorff, e outra de Coral Cênico, ministrada pelo maestro e cantor Max Michel. Ambas pretendem trabalhar a expressividade do movimento em perspectiva, e seus aspectos essenciais visando a formação integral do artista.

O Coletivo das Artes inicia também este mês o seu Ópera Studio. Organizado em formato de curso de extensão, este trabalho estará aberto a todos os cantores e jovens estudantes de canto, de correpetição, de regência, de teatro e de matérias afins (pintura, iluminação, etc…).

“Nossa proposta com este curso é a de nos servirmos de um título operístico, que em nosso curso será ‘A Flauta Mágica’, de Mozart!”, explica Adalgisa. “Ensinaremos aos jovens a estudar uma ópera do início ao fim”.

Com duração de cerca de um ano, o curso será ministrado por renomados maestros, diretores, professores, cantores, teatrólogos e encenadores convidados, enfocando os mais diversos elementos da ópera A Flauta Mágica, de Mozart, desde a análise de sua música, sua simbologia, aspectos teatrais, psicológicos e arquetípicos, literários, filosóficos, análise de personagens, corporeidade e teatralidade, jogos de cena, cenografia, iluminação, encenação, etc.

“Iremos, enfim, oferecer aos inscritos toda a gama de conhecimentos sobre a ópera, aliando a isto tudo uma grande dose de liberdade criativa e amplo espaço de discussão destes temas, pois nos parece essencial que o jovem artista aprenda a pensar sua arte! Este 2020 será, certamente, um ano de muito trabalho, suor, sangue, lágrimas e vitórias, ingredientes essenciais em toda boa ópera, não é mesmo?”, arremata Lício Bruno.

Ficha técnica

Cursos INTENSIVOS (2ª a 6ª feira)

Master class de Canto Lírico – Prof. Lício Bruno
Canto Popular – Profa. Adalgisa Rosa & Profa. Rosiane Queiroz
Coro Cênico – Prof. Max Michel

*alunos matriculados nos cursos acima terão direito a participar das palestras e aulas especiais.

AULAS E PALESTRAS ESPECIAIS:

Prática em Teatro – Prof. Tadeu Kunzendorff
Saúde e emoção do artista – Dr. Thanguy Friço
Imagem e cuidados pessoais – Dra. Patricia Friço

Para se inscrever no 2° CVCA, clique aqui.

 

SERVIÇO

 

2º CVCA – Curso de Verão do Coletivo das Artes

Duração: de 27/01 a 01/02

Coletivo das Artes – Vila Velha, ES.

 

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.