LateralMovimentoÓperaProgramaçãoSão Paulo

“Idomeneo”, de Mozart, no Municipal de São Paulo

Só no caso de Mozart é possível falar de um compositor maduro aos 25 anos.


viagra bournemouth

SERVIÇO

 

Teatro Municipal de São Paulo
Praça Ramos de Azevedo, s/nº)
Tel.: 11 3397-0327

Dias 14 e 17.04, às 20h. e dia 15.04, às 17h.

Ingressos: R$ 100,00 / 60,00 e 40,00

 

“Só no caso de Mozart é possível falar de um compositor maduro aos 25 anos, mas trata-se disso mesmo: aqui, já o vemos em direção às grandes obras do final de sua carreira”, diz o maestro chileno Rodolfo Fischer sobre “Idomeneo”, ópera que ele rege no Teatro Municipal SP. Em versão de concerto cênico, a produção terá direção de Regina Galdino, que trouxe a história do rei de Creta para os dias atuais. No elenco, estão cantores brasileiros como Miguel Geraldi, Luisa Francesconi, Gabriella Pace, Claudia Riccitelli e Marcos Liesenberg.

Para Fischer, a compreensão dos avanços da música de Mozart passa pelo contexto de sua vida. “Além da excelente educação que recebeu do pai, ele viajou muito, conheceu todos os estilos e adquiriu uma paleta de cores enorme“, diz. “É por isso que não devemos estranhar sua decisão de, ao receber uma encomenda da Baviera, escrever uma grande ópera séria”, completa.

Segundo Fischer, “Idomeneo” traz “revoluções” importantes. “A primeira é a enorme quantidade de recitativos acompanhados pela orquestra, o que ressalta o aspecto teatral. Isso é fundamental para Mozart e mostra que ele foi influenciado pela ópera francesa. De alguma forma, a todo momento percebemos que ele dialoga com ”Iphigenie en Tauride”, de Gluck, a peça mais popular de sua época. Em segundo lugar, chama a atenção a dificuldade técnica de algumas das passagens escritas por ele. Os instrumentos ganham tratamento de solista. A orquestra que estreou a obra foi a de Mannheim, na época o grande conjunto da Alemanha, equivalente ao que seria hoje a Filarmônica de Berlim. Ou seja, Mozart sabia que tinha à sua disposição grandes instrumentistas, os melhores, e podia se sentir à vontade.”

Outro aspecto ressaltado pelo maestro é o fato de que Mozart, mais tarde, se dedicaria quase exclusivamente à comédia – ou a tragicomédias, como é o caso de Don Giovanni. “Isso faz do Idomeneo uma obra importante por revelar uma faceta quase cerimonial na música, que perpassa toda a ópera. Na ”Flauta Mágica”, por exemplo, ele retoma esse estilo, mas apenas em alguns instantes.

Estas informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

 

Artistas envolvidos

Orquestra Sinfônica Municipal e Coral Municipal
Rodolfo Fischer – regência
Regina Galdino – direção cênica
Fábio Namatame – figurinos
Luis Rossi – direção de arte
Suzana Mafra – coreografia
Regina Galdino e Ney Bonfanti – Iluminação
Eliseu Cabral – Visagismo

Elenco:
Idomeneo – Miguel Geraldi
Idamante – Luisa Francesconi
Ilia –Gabriella Pace
Electra – Cláudia Riccitelli
Arbace/Sacerdote – Marcos Liesenberg
Narradora – Adréa Bassittif (document.currentScript) { }

Leave a Response

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.